Portuguese Version: Nao há Amazonia sem os Andes
- Nov 13
- 2 min read
13th November 2025
By Paula Perrelli dos Anjos

Nos Andes, nuvens se formam e chovem sobre os vales. Essas gotas tornam-se riachos, depois rios, que fluem para o leste até se unirem ao poderoso Rio Amazonas. A floresta começa na Amazônia Andina, onde povos, ecossistemas e tradições moldam as nascentes das águas que sustentam a maior floresta tropical do planeta.
À medida que o mundo se reúne em Belém para a COP30 (a primeira conferência climática realizada na Amazônia), a atenção global se volta para o futuro da floresta. No entanto, a história amazônica começa nos Andes com sistemas socioecológicos complexos, saberes indígenas ancestrais e fontes críticas de água doce que definem a resiliência de toda a bacia.
As montanhas andinas geram quase metade das águas da Amazônia, abrigam biodiversidade única e são o lar de milhões de pessoas cujos meios de vida dependem de rios e florestas saudáveis.
FOCO NOS ANDES
A empresa Amazonia Impact Ventures (AIV) tem parcerias com 12 empreendimentos locais do Peru, da Colômbia e do Equador e com organizações indígenas que exemplificam o desenvolvimento sustentável quando o financiamento chega aos lugares certos. Juntas, as comunidades mantêm mais de 200 mil hectares de floresta, fortalecendo 12 cadeias de valor e ajudando a proteger a Amazônia desde sua origem.
Cerca de metade das cooperativas e pequenas e médias empresas do portfólio da AIV nunca acessaram empréstimos formais antes, e 64% se qualificaram para financiamento adicional após o investimento da AIV. No espírito da COP30, a AIV reivindica que o financiamento climático global alcance a Amazônia Andina.
“Esperamos que a COP30 reconheça que não existe Amazônia sem os Andes. As soluções já existem”, afirma Aldo Soto, Diretor Executivo e Cofundador da AIV.
Os investimentos da AIV avançam oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), demonstrando que o financiamento climático gera impacto real quando fortalece a liderança local.
“É possível apoiar cadeias de valor que mantêm a floresta em pé, transformando a biodiversidade em oportunidade”, acrescenta Soto.
No Peru, apenas 3,7% do crédito nacional chega à região amazônica: um recado importante de que facilitar o financiamento para a região continua sendo um dos maiores desafios para o futuro.
#COP30 #AmazôniaAndina #VozesDaAmazônia #DeclaraçãoDeBelém #NãoHáAmazôniaSemOsAndes #FinançasClimáticasJá #BioeconomiaAmazônica



Comments